Festa do Tropeiro 2017
Comitivas com cavaleiros de diversas cidades abrilhantaram o evento que homenageou os tropeiros, desbravadores que tiveram participação importante no surgimento de Santana do Paraíso e da região do vale do Aço.
Publicado em 29/05/2017 23:53 - Atualizado em 02/06/2017 21:22
Paraíso realiza festa em homenagem aos Tropeiros
O batuque foi uma atração marcante no evento.
Nesse domingo (28), a praça de eventos no centro de Santana do Paraíso, foi o cenário principal para a festa do tropeiro 2017, em sua segunda edição. Evento de iniciativa do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) foi criado por lei no ano de 2015, tendo sua primeira edição em maio de 2016. A homenagem aos desbravadores que no século XlX tiveram participação importante no surgimento da cidade e da região do Vale do Aço, vai se tornando tradicional no calendário cultural do Município, e cada vez mais atraindo os admiradores de eventos dessa natureza.
Disputa acirrada nas provas da disputadas.
Os preparativos começaram logo cedo, com um grupo de voluntárias reunidas na Escola municipal José Dias Bicalho Filho, com a preparação do almoço para as comitivas, em torno de 200 pessoas, e claro, não poderia faltar, o “Feijão Tropeiro”. Em seguida, os cavaleiros começaram chegar na praça de eventos. No local Fora montada uma grande estrutura com sonorização, tendas e área preparada para as modalidades do esporte rural. Após boas vindas da Prefeita Luzia, Padre William Pires, Pároco de Santana do Paraíso deu a benção aos cavaleiros e assim deu inicio ao desfile das comitivas, que levando as bandeiras do Município, Minas e do Brasil, cavalgaram cerca de 07 km pelas principais ruas do centro. A tropa formada por dezenas de cavaleiro fizeram uma parada estratégica, por alguns minutos, na praça do Marco Rotário, referenciando os tropeiro. No local se encontra uma escultura em homenageia aos desbravadores.
Após uma parada para o almoço, as atenções se voltaram para a área de festas com a apresentação do Batuque, dança de origem africana, do ritual da procriação. Um aglomerado numeroso de espectadores rodeou a tenda para apreciar a apresentação do grupo de Batuque do distrito de Achado, formada em sua maioria por integrante da Comitiva Bigode Grosso.
A seguir o foco principal passou a ser a práticas do esporte rural com as modalidades: prova da argolinha e prova da cadeira. Um grande público lotou os arredores da área reservada na praça de eventos, estruturada com grades para garantir a segurança dos competidores e também do público assistente.
PREMIAÇÃO
[foto7]Leandro Lucas foi o campeão da prova da argolinha. Na prova da cadeira Welington (Ton) foi o grande vencedor. Na categoria Mirim Artur Morais levou o troféu. Ainda houve premiação para o animal mais bem traiado, montado por Fernando, Cavaleiro mais novo Kaike de cinco anos, Amazonas mais nova Ana Carolina de sete anos, Cavaleiro mais idoso Sr. Anibal de 82 anos e Amazonas mais idosa, Srª Andreia Couto de 40 anos.
Na programação houve ainda premiação para as duas comitivas com maior número de integrantes: A comitiva SEM TERRA, com 14 pontos, ficou em segundo lugar. A grande vencedora a ASSOCIAÇÃO HOMENS DO CAMPO, obteve 56 pontos e comemorou com muita alegria. A Prefeita Luzia, o vice prefeito Valdézio, alguns Vereadores e Secretários presentes, participaram da entrega dos prêmios.
Finalizando a intensa programação de homenagem aos Tropeiros, subiu ao palco a Orquestra de Viola Caipira com mais de trinta integrantes e promoveu uma verdadeira viagem musical, trazendo os principais clássicos da musica originalmente sertaneja. Os apaixonados pelo estilo Raízes do sertão não arredaram o pé e cantaram juntos quase todas as músicas. Foram quase duas horas de um show espetacular. E seguida Ildeu Barros e Edvãnia Carvalho, trouxeram no palco muito forró, arrocha e fizeram com que o público arrastasse os pés do inicio ao fim da apresentação.
por Assessoria de Comunicação